Alinhado ao Planejamento Estratégico, o Mapeamento de Competências é a ferramenta que permite entender quais competências são necessárias para que a organização garanta diferenciais competitivos e como cada profissional entrega essas competências. Ao mesmo tempo, o Mapeamento fornece uma visão clara dos pontos a serem desenvolvidos e fortes da empresa e de que forma cada profissional pode ser desenvolvido e/ou contratado diante dos desafios que o mercado impõe.
Imagine que a distribuidora de produtos elétricos A tem alta conversão em vendas, mas enfrenta o problema clássico de retenção de clientes. Por meio de pesquisa nas lojas revendedoras, descobre-se que a questão não é o preço, mas que as lojas precisam de uma consultoria sobre os produtos para obter sucesso junto ao consumidor final. A distribuidora A está perdendo clientes para uma concorrente que, apesar de ter preços mais altos, tem um time preparado para treinar adequadamente os vendedores das lojas sobre as aplicações práticas e técnicas de cada produto. Para alta direção da distribuidora A, a solução é simples: temos melhores preços, só precisamos transformar nossos vendedores em consultores, vamos recuperar mercado e crescer muito. O problema é que empresa não tem um Programa de Desenvolvimento de Competências, os vendedores não tem perfil para consultoria e o resultado…. simplesmente catastrófico.
Esse caso reflete exatamente como o Mapeamento de Competências deve ser feito:
1 – Definir as competências organizacionais, setoriais e funcionais da empresa, com os respectivos níveis de proficiência frente as atitudes de entrega, habilidades e conhecimentos necessários, primeiramente para dar conta do cenário atual e posteriormente para enfrentar o amanhã,
2 – Avaliar os colaboradores frente aos comportamentos de entrega,
3 – Analisar os resultados e os gaps,
4 – Elaborar o Plano de Desenvolvimento Individual – PDI,
5 – Acompanhar o processo.
Se a distribuidora A estivesse atenta as mudanças de mercado, saberia que precisaria de um time de consultores, faria o recrutamento interno e o treinamento necessário ou contrataria novos colaboradores com o perfil adequado.
Você, gestor, percebeu que algo semelhante está acontecendo na sua empresa? Sentiu que é o momento de Desenvolver as Competências dos Colaboradores para superar a concorrência? Marque uma reunião com a LCGRH, coordenada por Léia Cordeiro, chegou o momento de dar a volta por cima.
Transição de Carreira é o processo que o profissional deve percorrer para